Gerenciar um condomínio não é nada fácil, além de ser um assunto que gera muitas dúvidas em condôminos e moradores que, por vezes, confundem quais são as atribuições da administradora de condomínios e as do síndico.
Em um artigo anterior já tratamos das principais funções do síndico, então caso tenha curiosidade de ter essas informações é só clicar aqui.
Mas, se você tem interesse em conhecer mais sobre as principais atribuições da administradora de condomínios, continue a leitura deste artigo.
O que é uma administradora de condomínio?
É uma empresa formada por profissionais especializados de diversas áreas como administração, finanças e recursos humanos, com objetivo de otimizar o trabalho e simplificar o processo de gestão de um condomínio. Ela também presta apoio ao síndico, conselho e condôminos nas tomadas de decisão.
Quais as suas funções?
De forma resumida podemos dizer que a administradora é responsável pela gestão financeira, de recursos humanos, jurídica e administrativa do condomínio. Exercendo tarefas como:
- gerenciar o fundo de reserva do condomínio;
- cuidar das contas a pagar;
- elaborar os demonstrativos de receitas e despesas;
- fornecer assessoria na prestação de contas e previsão orçamentária;
- elaborar a folha de pagamento dos funcionários;
- desenvolver e armazenar contratos de trabalho;
- oferecer suporte jurídico em casos de inadimplência;
- emitir e enviar boletos para o pagamento da taxa condominial;
- organizar os documentos do condomínio.
Benefícios da administradora para o condomínio
O síndico tem um suporte especializado que o ajudará orientando, tirando dúvidas e analisando as ideias;
- Melhor controle da inadimplência;
- Mais tempo para o síndico focar em outras demandas;
- Consultorias em assembleias;
- Orçamento melhor aproveitado;
- Receber reduções nas taxas bancárias, visto que as administradoras conseguem fazer acordos melhores com bancos.
Qual é a relação entre administradora e síndico?
Como dissemos no início do texto, não é incomum que confundam administradora e síndico, mas de modo geral o síndico é responsável pela gestão completa do condomínio, sendo o representante, perante a lei, dos interesses do condomínio em todos os âmbitos: judicial, condominial e administrativo.
Já a administradora de condomínios exerce um papel de suporte a ele, ajudando o gestor em suas tarefas administrativas e no cumprimento de todas as exigências da lei.
Entender quais as atribuições da administradora de condomínios ajuda muito na hora da decisão de contratar uma ou não, mas podemos concordar que esse tipo de suporte pode facilitar bastante o trabalho da gestão.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira todas informações sobre a portaria do condomínio.