Os meses de férias são bastante aguardados por todos, especialmente pelas crianças que só querem aproveitar o tempo e se divertir. Para quem gerencia um condomínio essa época significa um aumento de circulação delas pelas áreas comuns o que requer que alguns cuidados sejam tomados para garantir que o período de férias no condomínio seja bom para todos.
Continue lendo esse texto e confira nossas dicas!
Crianças no condomínio
Apesar de muitos pais optarem por viajar com os filhos, o síndico ainda precisará lidar com essa agitação das crianças em todo condomínio. E existem diversas formas de como fazer isso, dependendo das áreas comuns disponíveis.
Uma delas é a contratação de uma empresa especializada que ficará encarregada de programar e executar atividades diversas, contribuindo para a integração entre os pequenos além de ser uma opção interessante para aqueles pais que precisam continuar trabalhando nesse período já que saberão que seus filhos permanecerão no condomínio e realizando atividades monitoradas.
Já condomínios que optaram por não fazer isso podem contar com a união dos moradores para explorar as áreas comuns entreter a criançada.
Neste ponto é importante lembrar que: porteiros, zeladores e funcionários do condomínio não são responsáveis pelas crianças. Eles são colaboradores que já possuem suas próprias atividades diárias, não devendo se desviar de suas funções.
Dicas para o síndico
Organize o processo de reserva das áreas comuns
Na época das férias cresce muito a demanda de reserva das áreas comuns do condomínio e se não há um processo bem definido e organizado, isso pode acabar gerando descontentamento, conflito de informações e conflitos.
Redobre os cuidados com a segurança
Esta também é uma época em que as pessoas costumam receber muitas visitas, então ter um sistema de controle de acesso eficiente ajuda a minimizar os riscos de entrada de pessoas desconhecidas e não autorizadas.
Outro ponto importante sobre segurança é evitar o risco de acidentes, por isso:
- restrinja o acesso de crianças à academia e à sauna;
- a limpeza de piscina deve ser feita de modo regular;
- garanta que o playground tenha equipamentos adequados;
- utilize faixas antiderrapantes nas escadas;
- impeça o acesso de crianças desacompanhadas no elevador;
- esteja atento à manutenção dos brinquedos do playground e de outras áreas de lazer.
Reforce as regras do regimento interno
Questões como: cumprimento de horário das áreas comuns, nível de barulho, aplicação de multas e advertências podem se tornar ainda mais constantes durante as férias. Por isso, reforce sua comunicação com os moradores de modo que todos tenham ciência dos seus deveres.
O período de férias no condomínio pode ser bastante divertido e proveitoso para todos, desde que as medidas necessárias sejam tomadas e cada um cumpra seu papel.
Gostou do conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre os problemas mais comuns em condomínios na praia.