Reserva de áreas comuns

Reserva de áreas comuns: dicas para uma gestão eficiente

Fatores como segurança, conforto e comodidade são alguns dos diferenciais que fazem cada vez mais pessoas escolherem viver em condomínios. Apesar disso, existem muitas coisas capazes de “quebrar o encanto” e gerar conflitos, uma delas é o gerenciamento de reserva de áreas comuns. Neste artigo, falaremos sobre ações que buscam evitar que coisas assim aconteçam.

Definição de regras

O primeiro passo deve ser o estabelecimento de regras que buscam organizar, garantir o direito de todos ao uso dos espaços de forma justa e tranquila. Elas devem ser criadas e aprovadas, pela maioria, durante assembleia.

Alguns quesitos devem estar em pauta e serem discutidos com atenção:

  • agendamento;
  • limpeza e reparos;
  • delimitação de espaço;
  • controle de acesso de visitantes;
  • horários de funcionamento;
  • volume de som permitido.

Também é necessário estabelecer punições e multas para quem descumprir alguma norma. O síndico precisa ser enfático quanto a isso, pois precisa deixar claro que não serão abertas exceções e caso alguma violação aconteça, haverão consequências.

Divisão de responsabilidades

O cuidado e conservação dos espaços do condomínio é uma responsabilidade de todos, cada um dentro do seu papel. O morador deve saber quais são seus direitos e deveres e o que esperar de quem administra.

Síndico

Este é o responsável por todas as questões administrativas, desde o gerenciamento de gastos até mediação de conflitos. No caso específico das áreas comuns, ele deve:

  • convocar assembleia para discussão sobre realização de obras para criação ou alteração da função de lugar;
  • fiscalização antes e após seu uso;
  • delimitar o espaço disponível para cada morador, se necessário;
  • garantir a limpeza e manutenção das instalações;
  • criar sistema de agendamento.

Claro que algumas dessas tarefas não são de responsabilidade direta do síndico, porém, ele responde por elas e deve organizar sua equipe de modo que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Morador

Por mais que a administração trabalhe para tudo esteja de acordo com o estabelecido, na verdade são os moradores que devem garantir e zelar para que as regras sejam cumpridas. É necessário que eles se sintam responsáveis pelo local, pois ajudam na qualidade de vida de todos. Eles também precisam ser ativos e atuantes, propondo melhorias e soluções.

Boa comunicação

É uma missão difícil fazer com que todos tenham acesso à informação. Por isso, deve-se fazer uso de diversos canais, grupos de mensagens, aplicativo de gerenciamento, murais informativos, entre outros. E o mais importante: uma comunicação efetiva não é aquela que chega a todas as pessoas, mas a que transmite a mensagem de forma clara e objetiva, diminuindo assim, os riscos de más interpretações.

Uso das melhores ferramentas

Sabemos que são muitas pessoas, locais e situações a serem administradas. Então, é recomendado que tanto o síndico quanto condôminos tenham acesso a ferramentas que facilitem a vida de todos.

O Severino é um sistema interativo que busca auxiliar na comunicação, organização e segurança para facilitar as atividades diárias no condomínio. Para situações como a reserva de áreas comuns ele permite que moradores visualizem datas disponíveis e façam a reserva de maneira rápida e simples. Já para a administração, ele possibilita a gestão das reservas de espaço de área comum, com calendário e relatórios.

Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil, no entanto, ações como estas permitem atingir não somente mais tranquilidade no trabalho, como também uma maior satisfação por parte dos moradores. Planejamento, diálogo e o auxílio da tecnologia serão os maiores aliados.

Conheça mais sobre o Severino clicando aqui.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
reduzir os custos do condomínio

Dicas para reduzir os custos do condomínio

Existem muitos assuntos complexos quando se trata da administração de condomínios e o financeiro é o mais delicado deles. Planejamento, transparência e organização são fundamentais

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS