O que não pode faltar na segurança do condomínio?

O que não pode faltar na segurança do condomínio?

A segurança é um dos maiores atrativos para quem escolhe ou planeja morar em um condomínio, especialmente em centros urbanos. Por isso, também é uma das maiores preocupações e responsabilidades da administração. Pensando nisso, resolvemos listar os pontos mais importantes, aquilo que não pode faltar na segurança do condomínio. Confira!

Cuidados com a portaria

Pode parecer óbvio, mas a portaria é um dos pontos cruciais para que moradores, funcionários e visitantes estejam seguros no condomínio. Para isso, uma série de medidas precisam ser adotadas por parte do síndico. Vamos conferir algumas delas.

Qualificação dos funcionários

Os porteiros devem ser treinados para o cargo, assim como entender das regras de convivência, normas de segurança, manuseio do sistema de controle de acesso, protocolos sobre como agir em casos de emergência, entre outros conhecimentos.

Estas capacitações podem ser feitas pela administradora de condomínios ou mesmo por empresas terceirizadas do segmento.

Sistema de controle de acesso

Possuir um sistema de controle de acesso é fundamental para qualquer condomínio devido à quantidade de pessoas circulando diariamente. Isso permite que a portaria possa monitorar a entrada de moradores, prestadores de serviços e veículos, minimizando assim riscos de invasões de domicílios, furtos, entre outros delitos.

O Severino é um aplicativo para gerenciamento de condomínios que pode ser integrado a vários sistemas de controle de acesso, sem falar nas outras funcionalidades que facilitam, e muito, as demandas rotineiras do lugar.

Manual de normas de segurança

Outro ponto importante é que exista um manual onde sejam descritos todos os procedimentos de segurança adotados no condomínio e deve estar disponível para consulta por toda a equipe de funcionários. Algumas informações que devem constar no manual:

  • relação dos funcionários e detalhamento de suas responsabilidades e atribuições;
  • modo de utilização das tecnologias de segurança eventualmente presentes no condomínio;
  • orientações sobre como agir em casos de emergência;
  • números de contatos úteis (como delegacia, corpo de bombeiros e a empresa responsável pela manutenção dos elevadores).

Educação dos moradores

Assim como os funcionários devem obedecer normas de segurança, os moradores também precisam ser orientados sobre como agir no dia a dia para minimizar as chances de ser uma vítima de algum delito. Algumas orientações importantes são:

  • manter os portões e portas de acesso ao prédio sempre fechadas;
  • esperar os portões eletrônicos trancarem completamente;
  • confirmar quem aguarda você à porta;
  • receber entregadores na guarita.

No Severino App há uma função onde o morador pode pré-autorizar seus visitantes, prestadores de serviço e delivery para a sua unidade. As informações irão diretamente para a portaria e ele receberá um aviso no seu celular quando eles chegarem. Ações assim, ajudam na segurança e controle das pessoas que circulam no condomínio.

Investimentos em tecnologia

A tecnologia pode ser um grande aliado na segurança, existem diversos recursos disponíveis no mercado em prol disso, então, é essencial dispor disso no seu condomínio. Algumas boas sugestões:

  • circuito fechado de TV;
  • interfone;
  • cerca elétrica;
  • portão elétrico;
  • cancelas de estacionamento;
  • sistemas de alarmes.

Infraestrutura física

Outro ponto que deve ser observado com atenção é a estrutura física do local como portões, muros, guaritas e cercas. Por isso é importante observar a manutenção desses locais para que não se tornem pontos vulneráveis. Isso vai ajudar não somente na segurança como na valorização do condomínio.

Agora que nós sabemos o que não pode faltar na segurança do condomínio, o próximo passo é descobrir quais dos aspectos que abordamos estão ou não de acordo onde você mora. E isso é uma responsabilidade que pode e deve ser compartilhada entre administração e moradores.

O Severino App é um forte aliado nessa missão, pois é um aplicativo para gerenciamento de condomínios que pode ser integrado a vários sistemas de controle de acesso, portaria, registro de ocorrências e muito mais. Conheça mais sobre o Severino, clicando aqui.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS