Controle de acesso em condomínios

Controle de acesso em condomínios: otimize a segurança

Possuir um sistema de controle de acesso é fundamental para qualquer condomínio devido a grande quantidade de pessoas circulando diariamente. Isso permite que a portaria possa monitorar a entrada de moradores, prestadores de serviços e veículos, minimizando assim riscos de invasões de domicílios, furtos, entre outros delitos. Pensando nisso, elaboramos este artigo sobre o papel do controle de acesso em condomínios para a segurança.

A importância do controle de acesso

Como as entradas e garagens são pontos, naturalmente, susceptíveis e mais visados por quem deseja entrar sem autorização, é preciso ter especial cuidado com eles. Para isso, é preciso escolher o tipo de equipamento mais adequado às necessidades do lugar. No mercado, podem ser encontrados :

  • equipamentos biométricos que utilizam um leitor de impressão digital ou facial;
  • cartões de proximidade, que também podem ter forma de tags, e contam com um chip interno que é lido pelo equipamento instalado na porta;
  • dispositivos que usam senhas;
  • leitoras de Qr Code;
  • leitoras de placas.

Tudo isso com o objetivo de fazer uma análise prévia para a permissão, ou não, de entrada no local.

Como otimizar?

Um dos pontos principais para o sucesso de qualquer esquema de segurança adotado é fazer com que moradores e funcionários tenham total conhecimento das regras estabelecidas no regimento interno, assim como o funcionamento de dispositivos de controle de acesso.

E como já falamos anteriormente, a tecnologia é um grande aliado quando se trata de segurança, ou seja, quanto mais recursos tecnológicos forem disponibilizados maior será a eficiência em processos e também a proteção do lugar.

Além dos equipamentos para gerenciamento e registro de informações dos transeuntes, o condomínio deve adquirir:

  • câmeras de monitoramento;
  • sensores de movimentos;
  • sistemas de alarmes;
  • cerca elétrica, entre outros.

Todos eles trabalharão para minimizar os riscos e aumentar a proteção de condôminos e visitantes.

Facilitando o gerenciamento

Porém, para que o síndico e a portaria consigam gerenciar todas essas informações sobre pessoas que entram e saem, além de outras demandas, é preciso centralizar dados e gerenciá-los de forma simples. Para isso, o ideal é que utilize-se um aplicativo que possa ser integrado ao sistema de controle de acesso. Isso traz benefícios como:

  • atualização de controles e cartões de veículos através do painel da administração e/ou do aplicativo do condomínio;
  • relatórios de acesso;
  • acesso via QR Code para moradores e visitantes;
  • cadastro de biometrias pela administração ou portaria e mais.

Tudo isso faz com que moradores, síndico e funcionários (dentro de suas responsabilidades) administrem a entrada e saída de pessoas, de forma prática e concentrada.

Os riscos de não se manter um bom controle de acesso em condomínios podem trazer vários outros transtornos além dos riscos a integridade física e patrimonial, pois sem isso prestadores de serviços passam a ter livre trânsito o que pode causar barulhos em horários inadequados e perturbar outros condôminos, visitantes podem estacionar em vagas de moradores, entre outros inconvenientes e conflitos.

O Severino é um aplicativo para gerenciamento de condomínios que pode ser integrado a vários sistemas de controle de acesso, sem falar nas outras funcionalidades que facilitam, e muito, a vida de todos que vivem ali. Conheça mais sobre o Severino, clicando aqui.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS