Segurança em Condomínios

5 erros quando o assunto é segurança em condomínios

Quem mora em condomínio sabe que o assunto segurança residencial é um dos temas mais recorrentes na assembleia.
Para evitar erros de segurança em condomínios é importante que todos, incluindo funcionários, moradores e síndico, estejam atentos. A tarefa está longe de ser simples, principalmente pelo número de pessoas envolvidas.

Mas quais são os erros mais comuns na segurança em condomínios e como evitá-los? Vamos apresentar aqui os 5 principais erros de segurança residencial. Esses erros devem ser evitados a todo custo a fim de garantir um espaço tranquilo, com liberdade e tranquilidade para todos os condôminos.

Falta de controle na entrada

A falta de controle no acesso de pessoas não autorizadas é, com certeza, um dos assuntos que mais irritam os condôminos. Já imaginou pedir algo pelo serviço de delivery e, mesmo antes de autorizar a entrada, a pessoa já se encontrar em sua porta? A solução seria um sistema eficiente de controle de acesso. A pré-autorização de visitantes e prestadores, por exemplo, é uma das funcionalidade do Severino App que podem ajudar e muito no controle de acesso da portaria.

Excesso de controle na entrada

Quando não há um sistema eficiente de controle na portaria, pessoas sem autorização acabam entrando no condomínio. Mas, às vezes, ocorre o oposto. O sistema de controle é tão rígido, que acaba constrangendo o próprio morador, ou suas visitas. É preciso que esses controles de acesso combinem eficiência com agilidade. Afinal, a função deles é proporcionar segurança de forma prática e não dificultar a vida de ninguém.
Equipamentos mais modernos são uma excelente opção para permitir a identificação. No entanto, é preciso que sempre haja uma forma complementar de permissão. Por exemplo, se o seu condomínio trabalha com biometria, é interessante também ter a possibilidade do acesso por meio de senha. Caso o meio de verificação principal falhe, você terá outro meio de verificar

Falta de investimento em infraestrutura de segurança residencial

A infraestrutura de segurança é composta pela guarita, muros, portões e cercas. Mesmo em em prédios relativamente mais novos, pode ser que o projeto e segurança tenha sido mal realizado.
Apesar de tais falhas serem cada vez mais raras, em muitos casos ainda é necessário realizar investimentos altos para reverter erros do projeto de segurança.

Uma boa infraestrutura de segurança deve conter, no mínimo:

  • muros e cercas com altura mínima de 3,5 metros. A altura adequada pode variar segundo o local;
  • portões intertravados e duplos, tanto na entrada de veículos quando na de pedestres;
  • guarita blindada com boa visibilidade da garagem e da rua e banheiro interno.

Falta de treinamento aos funcionários

O treinamento dos funcionários deve ser contínuo. Mas, o meu condomínio faz uma excelente implantação do sistema de segurança! Mesmo assim, é necessário rever periodicamente os protocolos de segurança para que os processos não se tornem tão rotineiros que acabem gerando erros e falhas. Sua equipe de segurança é terceirizada? Não esqueça de cobrar um planejamento periódico de treinamento de funcionários. É interessante reservar, durante assembleias e reuniões do condomínio, um tempo para tratar de assuntos relativos à segurança, visando conscientizar a todos sobre a importância desse tema.

Permitir a entrada de veículos sem identificar o motorista

Esse talvez seja o maior dos erros em termos de segurança cometidos nos condomínios. Apenas anotar a placa do carro não é o bastante para evitar a entrada de estranhos no condomínio. É necessário que o porteiro verifique a identidade das pessoas que estão dentro do carro. No caso de moradores não é preciso pedir identificação. Mas, quando se trata de visitantes e prestadores de serviços, é necessário apresentar um documento com foto.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS