boa gestão de funcionários do condomínio

Como ter uma boa gestão de funcionários do condomínio?

A gestão de funcionários do condomínio é uma das atribuições mais importantes do síndico, pois isso afeta toda a rotina e o bom funcionamento do lugar, já que estes colaboradores são responsáveis pela limpeza, organização, manutenção e atendimento aos moradores.

Independentemente se a contratação deles é própria ou terceirizada, o síndico deve garantir que todos os serviços sejam realizados de forma satisfatória. Então, para ajudar o seu condomínio a ser eficiente, reunimos dicas muito importantes neste artigo. Confira!

Qual o papel do síndico?

Segundo o artigo 1348 uma das obrigações do síndico é:

V — diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.

E como já falamos anteriormente, mesmo que os serviços sejam executados por trabalhadores terceirizados, ainda assim é função do gestor estabelecer as regras, organizar as pessoas, além de verificar se tudo é cumprido.

Por isso, elencamos algumas das habilidades que o síndico deve ter e ações que precisa tomar.

  • Conhecimento das leis: isso garante que os funcionários estejam trabalhando de maneira legal, diminuindo riscos de prejuízos futuros por alguma ação judicial.
  • Supervisionar: manter a atenção constante no trabalho executado garante que a rotina e as regras sejam cumpridas corretamente.
  • Reuniões periódicas: são importantes para avaliar o trabalho, reorganizar a equipe, ouvir sugestões, entender as dificuldades atuais e discutir diversos assuntos pertinentes.
  • Manter os salários em dia: nada pode ser um incômodo maior que atraso de pagamentos. Honrar suas obrigações além de manter os funcionários satisfeitos, evita problemas com a justiça do trabalho.
  • Boa comunicação: o síndico deve se mostrar aberto ao diálogo com os colaboradores e disposto a receber críticas e sugestões.

De forma resumida, o síndico deve desenvolver estratégias para aprimorar o trabalho realizado no condomínio.

Boas práticas de gestão

Para que a qualidade dos serviços melhore, os moradores e trabalhadores se mantêm satisfeitos é que é tão importante este bom gerenciamento.

Mas, o que faz uma gestão ser bem sucedida? Bem, existem algumas coisas que são tão básicas quanto essenciais para isso. Vamos ver quais são.

Estabelecimento de regras e rotina

Tenha clareza dos horários de trabalho, escalas, pausas para almoço e descanso de cada colaborador. Também estabeleça regras, garanta que todos estão cientes sobre as normas do condomínio e como eles devem se portar com os moradores e em determinadas situações.

Para isso, converse com os próprios funcionários, moradores e administradora do condomínio buscando por ideias e opiniões.

Invista na comunicação

Neste quesito vamos um pouco além do diálogo, mas a utilização de ferramentas eficientes de disseminação de informação.

Os funcionários devem saber sobre o que acontece no condomínio, isso vai ajudar no trabalho deles e também na convivência com os moradores.

Constantes treinamentos

Aperfeiçoamento profissional é essencial para manter a qualidade dos serviços prestados.

E isso deve ser feito desde a entrada de um novo colaborador ao introduzir a rotina do condomínio, ajudar na adaptação ao novo serviço e ambiente de trabalho. Com o decorrer do tempo, fazer capacitações sobre novas ferramentas, mudanças de processos, entre outras coisas neste sentido.

Mediar a relação colaborador x morador

Não é incomum que haja atritos entre estas duas partes, então é função do síndico mediar o diálogo e entendimento entre todos de modo a manter a harmonia no ambiente.

Orientar aos colaboradores que seja sempre cordial e educado; ao receber solicitações de reparos e outras tarefas que não são de sua atribuição, que fale ao morador para procurar o funcionário responsável ou indicar uma empresa, ou profissional autônomo.

Já com os moradores, trabalhe a questão do respeito, deixe claro a eles qual a função de cada pessoa ali e como o desvio desta função ou a ausência do funcionário (para atender um morador específico) prejudica o condomínio na totalidade.

Reconhecimento

Reconhecer o bom trabalho é um ótimo estímulo e motivação para os colaboradores. Então, promova pequenos prêmios, celebre datas comemorativas (dia do porteiro, dia do auxiliar de serviços gerais, por exemplo), além dos aniversários, tudo isso irá colaborar para o estabelecimento de um bom ambiente de trabalho.

Aproveite a tecnologia

Atualmente, existem diversos sistemas que buscam auxiliar e dar mais eficiência às demandas do condomínio.

Um ótimo exemplo é o Severino App, o aplicativo íntegra condôminos, portaria e administração em uma única solução. Nele é possível fazer o envio de avisos, controle de documentos, reserva de área comum, enquetes interativas, gestão de ocorrências, controle de acesso, entre outras funcionalidades que ajudam no dia a dia.

Compreende como uma boa gestão de funcionários do condomínio pode fazer toda diferença? Garanta que eles tenham os conhecimentos e suporte necessários para exercer suas atividades com excelência.

Gostou dessas dicas? Sabia que outro ponto importante para qualquer administração é a organização? Entenda melhor sobre este assunto clicando aqui.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS