organização no condomínio

Dicas para uma boa organização no condomínio

O trabalho de um síndico é bastante complexo, cheio de tarefas e contratempos, para conseguir executar as obrigações é essencial que se tenha uma boa organização no condomínio. Habilidades como comunicação, liderança, conhecimento da legislação e trabalho em equipe ajudam nas demandas diárias.

Contudo, é importante salientar que a responsabilidade deve ser compartilhada, moradores e colaboradores também têm seu papel. Por isso, organizamos algumas dicas que vão facilitar na coordenação das atividades e dos envolvidos. Confira!

Conhecer bem o condomínio

É recomendável ter uma agenda de rondas periódicas pelas áreas comuns como salão de festas, academia, jardim e piscina, isso facilita que se encontre problemas ou até mesmo antecipá-los. Com o auxílio de zeladores, pessoal dos serviços gerais e porteiros elaboram uma lista de checagem sobre as condições dos espaços e equipamentos.

Outra boa prática é conversar constantemente com os moradores (fora do ambiente da assembleia), ouvir suas reclamações e opiniões sobre o que pode ser melhorado e suas expectativas em relação à administração.

Dividir as responsabilidades

Por mais que as obrigações do síndico sejam muitas, ele não faz tudo sozinho. Então, deve ficar claro para todos quais são os seus deveres para que o lugar funcione bem. A administração precisa saber delegar tarefas aos funcionários, assim como estabelecer regras claras sobre o papel dos moradores.

Em alguns condomínios existem outros órgãos cujas funções quando bem estabelecidas ajudam na organização no condomínio como o Conselho Fiscal, Conselho de Segurança, Conselho Financeiro e Conselho de Patrimônio e Manutenção.

Estabelecer horários de atendimento

Parece algo óbvio, mas não é obrigação do síndico estar disponível 24 horas, 7 dias por semana. Por isso, definir horários de atendimento aos moradores é fundamental não somente para a organização do trabalho, como também para a própria qualidade de vida do administrador.

Outra coisa que pode ser feita é orientar os moradores sobre quais demandas podem ser resolvidas por outros funcionários do condomínio como o zelador, por exemplo.

Ter uma previsão orçamentária

A parte financeira, talvez seja a mais delicada quando falamos das demandas de um condomínio. Portanto, o síndico deve debater com os moradores, em assembleia, uma previsão orçamentária. Ou seja, fazer uma análise sobre os recursos do condomínio baseando-se nas despesas de meses anteriores. Nesta análise não podem faltar itens como:

  • folha de pagamento;
  • gastos com energia elétrica, gás e água;
  • custos com manutenção e conservação das estruturas;
  • possíveis gastos emergenciais.

É com base nesses dados que serão definidas taxas condominiais e aluguéis de áreas comuns, por exemplo.

Boa comunicação

Quando falamos sobre comunicação, não nos referimos somente aos meios de transmissão de informação que o condomínio utiliza (como grupos de mensagens, murais, aplicativos, etc.), mas também ao diálogo entre o gestor e os condôminos de modo a mediar e resolver eventuais conflitos.

Ter processos bem definidos

Desde a convocação de assembleias até a reserva de áreas comuns, todas as atividades do condomínio devem ter um protocolo claro e organizado. Isso busca prevenir erros de comunicação que geram conflitos que podem ser facilmente evitados.

Utilize um aplicativo de gestão de condomínios

O uso da tecnologia é um forte aliado para facilitar a organização no condomínio e a execução de diversas demandas. Já que ajuda a otimizar o tempo, controlar melhor os processos, comunicar mais facilmente, organizar documentação e outras atividades.

O Severino é aplicativo que facilita este trabalho, pois integra condôminos, portaria e administração em uma única solução. Nele é possível fazer o envio de avisos, controle de documentos, reserva de área comum, enquetes interativas, gestão de ocorrências, controle de acesso, visualização de boletos e várias outras funcionalidades!

Essas informações foram úteis? Conheça mais sobre o Severino, clicando aqui.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
reduzir os custos do condomínio

Dicas para reduzir os custos do condomínio

Existem muitos assuntos complexos quando se trata da administração de condomínios e o financeiro é o mais delicado deles. Planejamento, transparência e organização são fundamentais

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS