área de lazer infantil no condomínio

Entenda a importância da área de lazer infantil no condomínio

Quem é pai ou mãe sabe como é importante manter os filhos ativos, especialmente quando ainda são crianças. Porém, com a rotina de trabalho e as ruas, e espaços públicos sendo cada vez mais inseguros é difícil encontrar um lugar adequado para essas atividades. Por isso, muitos condomínios contam com espaços dedicados para os pequenos. Neste artigo, falaremos sobre como devem ser e a importância da área de lazer infantil no condomínio.

O que precisa haver em uma área de lazer infantil?

Espaços destinados à recreação infantil devem ser amplos, para elas poderem correr e circular livremente e com segurança por entre os brinquedos.

Não há uma regra única sobre de como deve ser ou que deve haver em um espaço, porém, na maioria dos lugares encontramos: escorregadores; balanços; gangorras; trepa-trepas; casinha, entre outros.

Também é importante que haja a colocação de uma superfície que amorteça possíveis quedas. Os requisitos e procedimentos para este tipo de instalação são estabelecidos pela parte 3 da Norma NBR 16071.

Cuidado com a segurança

Todo cuidado é pouco quando o assunto é garantir a segurança das crianças, por isso, o síndico deve estar atento a alguns pontos importantes.

Definição de regras de utilização

Antes que o espaço seja liberado para uso dos moradores, deve haver uma reunião com os condôminos onde orientados por um profissional especializado ou por um documento de referência, devem ser determinadas as normas de uso, que serão cumpridas por todos os moradores e visitantes.

Respeito às faixas etárias de uso

É importante que cada brinquedo tenha a indicação de idade mínima e máxima para uso. Isso ajuda a evitar acidentes e danos aos equipamentos.

Outra informação que deve ficar exposta é sobre a presença ou não de acompanhantes. Normalmente a presença de um pai ou responsável é exigida para crianças de até 6 anos, e a partir dos 12 não é mais permitido o uso do parquinho.

Manutenção dos brinquedos

Manutenções preventivas periódicas e corretivas quando necessário são fundamentais. Peças mal encaixadas, pregos soltos, ferrugem, tinta descascando e outros fatores podem ser bastante prejudiciais à saúde dos pequenos, além de ajudar que os equipamentos tenham sua vida útil aumentada.

Benefícios da área de lazer

Como falado no início do texto, está cada vez mais difícil encontrar lugares adequados e seguros para as crianças, por isso, quem vive em condomínio e pode contar com uma área exclusiva para isso, pode proporcionar-lhes:

  • convívio social;
  • estímulo a atividades físicas;
  • estímulo à imaginação;
  • maior qualidade de vida.

Como podemos perceber a importância da área de lazer infantil no condomínio é permitir aos pais atender a essa necessidade das crianças, proporcionando-lhes um desenvolvimento mais saudável e seguro.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para saber um pouco mais sobre como empreender no condomínio.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS