Como engajar os moradores do condomínio

Como engajar os moradores do condomínio?

Para que o trabalho do síndico seja bem executado é preciso que exista um ambiente favorável para que as melhores escolhas sejam tomadas. Porém, o que vemos na maioria dos condomínios é que ainda existe uma resistência de boa parte da comunidade em se envolver nas questões da administração. Então, como engajar os moradores do condomínio e fazer com que eles participem das decisões que impactam diretamente sua vida? É o que vamos ver aqui! Siga a leitura.

A importância da participação dos condôminos e moradores

O trabalho de administração de um condomínio é bastante complexo, não somente por envolver diferentes áreas e demandas, como também pelo fato de que todas as decisões tomadas devem visar o bem-estar da comunidade e por essa razão é tão importante que o máximo de pessoas estejam envolvidas, expondo suas opiniões, apresentando alternativas, discutindo e tornando a gestão democrática.

Isso evita uma série de situações, pois:

Existem diversos motivos pelos quais algumas pessoas preferem não se envolver podendo ser por desinteresse, tentativa de evitar o conflito e estresse, falta de tempo ou até mesmo vergonha.

Para ajudar o síndico a mudar esse cenário, trouxemos algumas dicas importantes. Confira!

Tenha bons canais de comunicação

Além de se mostrar aberto a conversar, receber opiniões e críticas, o síndico deve se certificar que tem as melhores ferramentas de disseminação de informação. Redes sociais, aplicativos de mensagem ou para gerenciamento do condomínio, informativos em murais, entre outros são alternativas para garantir que o máximo de pessoas tenham acesso ao que acontece.

Calendário de reuniões

Para diminuir as chances de dispersão ou baixo quórum, uma boa estratégia é adotar um calendário de reuniões. Mesmo que haja algum imprevisto que obrigue a mudança de data, ter um calendário permite que os participantes possam se organizar com antecedência. Outra ideia interessante é dar a opção de participação virtual para aqueles que não puderem estar presencialmente.
Tenha uma gestão transparente

Compartilhamento de informações e documentos, cumprimento de prazos, dar explicações quando algo atrasar ou um serviço não for executado, conversar sobre assuntos delicados (como aumento da taxa condominial), todas essas ações evidenciam uma gestão transparente o que estimula os condôminos a ter mais participação na administração.

Promova ações solidárias e confraternizações

Mobilizar a comunidade em atos agradáveis e não somente para discussões sérias e problemáticas é outra forma de engajar se. Pense em ações solidárias em prol de uma causa, confraternizações onde os moradores possam se divertir e ter um momento agradável e possa aproximar a administração e moradores.

Invista em um aplicativo de gestão

Dispor de um aplicativo que vai facilitar a comunicação com os moradores e funcionários, a gestão das demandas, entre outras atividades com certeza faz toda a diferença para administração e envolvimento das pessoas.

O Severino facilita diversas demandas do condomínio, pois integra condôminos, portaria e administração em uma única solução. Nele é possível fazer o envio de avisos, controle de documentos, reserva de área comum, enquetes interativas, gestão de ocorrências, controle de acesso, visualização de boletos e várias outras funcionalidades!

Agora que você sabe como engajar os moradores do condomínio, entenda como o Severino pode te ajudar na organização do condomínio. Clique aqui.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS