Lei que permite assembleias virtuais em condomínios foi sancionada

A Lei 14.309/2022 que permite a realização de assembleias virtuais em condomínios, foi sancionada em março de 2022. Porém, o que diz essa nova lei e como ela irá impactar a dinâmica dos condomínios? É o que falaremos neste texto.

Antes da Lei 14.309/2022

Esta nova lei altera artigo do Código Civil (Lei 10.406, de 2002) que trata das relações condominiais. Mas, como era o procedimento antes dela?

As assembleias virtuais nunca foram proibidas, porém, anteriormente haviam problemas quanto a validação jurídica em seus processos, como votações.

Com o surgimento da pandemia a demanda desse tipo de assembleia cresceu e a necessidade de uma legislação específica também. Por isso, em junho de 2020, entrou em vigor a lei 14.010/20, popularmente chamada de Lei da Pandemia, determinava que para realizar uma assembleia virtual em condomínio era preciso que ela estivesse previamente prevista na Convenção do Condomínio.

A Lei da pandemia somente ficou em vigor até outubro daquele ano e após isso continuaram as dúvidas sobre a legalidade da assembleia virtual. Por isso, convencionou-se que este método seja válido, deve-se atender três pontos:

  • a assembleia virtual deve ser prevista em convenção de condomínio;
  • é preciso aprovação de 2/3 dos condôminos;
  • deve haver a disposição uma ferramenta que garanta a validade jurídica da assinatura eletrônica dos participantes.

De agora em diante

Com essas mudanças no Código Civil advindas desta nova lei garante a convocação, realização e deliberação de quaisquer modalidades de assembleia de forma eletrônica, desde que isso não seja proibido pela convenção condominial e desde que assegurados os mesmos direitos de voz, de debate e de voto que os condôminos teriam em uma reunião presencial.

Ela também prevê que a assembleia pode ser suspensa até que seja alcançado um quórum qualificado exigido.

A pandemia obrigou-nos a nos adaptarmos de diversas formas diferentes a uma nova realidade onde o online ainda é mais presente e necessário. A publicação desta lei que permite as assembleias virtuais em condomínios é mais uma prova disto.

Compartilhar:

gestão de documentos

Gestão de documentos do condomínio

Gerenciar um condomínio além de ser uma grande responsabilidade exige muita organização por parte do síndico, especialmente quando o assunto é a gestão de documentos

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 98101-2138

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS