Novos empreendimentos imobiliários estão cada vez mais empenhados em proporcionar experiências diferenciadas aos moradores. Uma das formas de fazer isso e que virou uma tendência do mercado são os espaços compartilhados em condomínios, onde diversos ambientes oferecem mais praticidade e integração. Saiba mais sobre essa novidade e suas vantagens!
O conceito de espaços residenciais compartilhados
O objetivo principal desse tipo de ambiente é oferecer mais facilidade no acesso a alguns serviços. Imagine usufruir de academia, lavanderia e espaço de coworking sem ter que enfrentar o trânsito e sem fazer grandes deslocamentos? Pois é, é isso que os espaços compartilhados propõem.
Para além da comodidade, também há a criação de uma economia colaborativa, uma maior integração entre os moradores e possibilidades de interação entre as pessoas, resultando em maior bem-estar e qualidade de vida na propriedade.
Principais tendências
A ideia é oferecer um ambiente funcional, bem equipado, seja para trabalhar, cuidar dos pets, lavar roupas ou malhar. Conheça alguns deles:
- Espaço fitness;
- Espaço gourmet;
- Lavanderia compartilhada;
- Horta compartilhada;
- Espaço de coworking;
- Transporte compartilhado;
- Área social.
O que muda para o síndico?
O síndico já está acostumado a lidar com o gerenciamento das áreas comuns, como piscina e salão de festa, com esses novos espaços não são tão diferentes.
Uma questão importante é que alguns deles podem ser serviços oferecidos por uma empresa (lavanderia ou transporte, por exemplo), em casos assim o gestor deve se atentar a como isso pode impactar nas contas do condomínio, na taxa condominial e na qualidade do serviço.
Fora isso, deve-se criar regras para o uso desses locais (devidamente registradas no regimento interno e aprovadas em assembleia), informar aos moradores sobre horários de funcionamento entre outros assuntos e, por fim, garantir que haja mecanismos e processos para que todos tenham acesso a esses locais de forma organizada.
E então, o que achou? Você acredita que os espaços compartilhados em condomínios é algo que funcionaria onde você mora?
Aproveite e leia sobre a importância da área de lazer infantil.