capacitação do síndico e dos funcionários do condomínio

Qual a importância da capacitação do síndico e dos funcionários do condomínio?

A boa gestão de um condomínio perpassa por várias questões como: organização do trabalho, gerenciamento de crise, controle de processos, entre outros, porém, algo que não deve ser negligenciado é a constante capacitação do síndico e dos funcionários do condomínio. Vamos entender o porquê?

A importância da capacitação do síndico

O mercado condominial tem se tornado cada vez mais competitivo e complexo, especialmente para quem deseja assumir um cargo de síndico.

Diversas transformações já vinham acontecendo, mas a pandemia de COVID-19 acelerou esse processo de diversas formas: assembleias virtuais, restrições de acesso a locais, maiores cuidados sanitários, estas são somente alguns exemplos de coisas que aconteceram nos últimos anos e obrigaram o síndico a se adaptar ao momento.

Porém, o síndico não deve esperar uma situação emergencial como esta para fazer uma atualização dos seus conhecimentos, já que atualizações dos sistemas civis e legais, o surgimento de novas ferramentas de gestão e controle financeiro podem aparecer. E estar atento a isso faz com que o profissional esteja melhor preparado para lidar com as demandas do dia a dia do condomínio.

Áreas importantes em que o síndico deve ter conhecimento:

  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Finanças;
  • Gestão de pessoas;
  • Direito condominial;
  • Organização;
  • Gestão do tempo.

Existe uma quantidade grande de cursos no mercado, então, primeiramente é importante refletir sobre quais as áreas o síndico sente que tem mais dificuldade alinhando isso com as necessidades do condomínio.

A importância da capacitação dos funcionários

A capacitação constante dos funcionários permite que zelador, porteiro, faxineiro, garagista, vigia, auxiliar de serviços gerais, entre outros, possam aprimorar o atendimento e o exercício da sua função.

Porém, quem vai proporcionar esses treinamentos vai depender do tipo de contratação dos funcionários. Se o condomínio optou por terceirizar os serviços, essas capacitações são responsabilidade da empresa contratada. Já quando a contratação é própria, o gestor do prédio fica a cargo de fazer isso.

Não importa se o síndico é amador ou profissional, entender a importância da capacitação do síndico e dos funcionários do condomínio pode fazer toda diferença no dia a dia do lugar.

Gostou desse conteúdo? Continue conosco e saiba como não errar na prestação de contas.

Compartilhar:

gestão de documentos

Gestão de documentos do condomínio

Gerenciar um condomínio além de ser uma grande responsabilidade exige muita organização por parte do síndico, especialmente quando o assunto é a gestão de documentos

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 98101-2138

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS