O que é mito e o que é verdade sobre a vida no condomínio

O que é mito e o que é verdade sobre a vida no condomínio?

Quem mora ou já morou em condomínio, sabe que a vida nestes lugares pode se tornar bem complicada, pois existem várias regras (regimento interno e convenção), há também a questão da convivência entre as pessoas e, principalmente, a falta de comunicação. E isso acaba gerando uma série de informações que não são verdade sobre o que se passa ali. Por isso, hoje trouxemos uma lista para esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre a vida no condomínio.

Inquilinos e proprietários têm os mesmos direitos

Mito. O que acontece é que o locatário até pode participar das assembleias do condomínio e manifestarem seus pontos de vista, porém, para ele ter direito a voto nas assembleias precisar estar munido de uma procuração emitida pelo proprietário.

Os zeladores devem cobrir o horário de almoço ou de folga dos porteiros

Mito. Apesar de ser uma prática frequente em diversos condomínios, esse tipo de atitude pode caracterizar desvio de função acarretando multas ou ações trabalhistas. O zelador só deve ser acionado para substituir porteiros em caso de emergência e apenas de forma eventual, o ideal é que o condomínio tenha funcionários suficientes para estabelecer uma escala de trabalho ou que disponha de folguistas.

Moradores inadimplentes podem ser expulsos

Mito. Mesmo que o inquilino ou condômino esteja com os pagamentos da taxa condominial em atraso (o que, com certeza compromete com a manutenção do condomínio), o morador não pode ser expulso. Cabe ao síndico administrar a situação da melhor maneira possível, evitando qualquer situação constrangedora.

E dependendo da situação podem ser tomadas outras ações, como a via judicial.

O síndico deve estar à disposição dos condôminos 24h por dia?

Mito. Parece algo óbvio, mas não é obrigação do síndico estar disponível 24 horas, 7 dias por semana. Por isso, definir horários de atendimento aos moradores é fundamental não somente para a organização do trabalho, como também para a própria qualidade de vida do administrador.

Animais podem ser proibidos nos condomínios

Mito. Mesmo que, normalmente, a proibição ou liberação conste nos próprios anúncios de venda, ou locação de imóveis existem uma série de decisões judiciais que permitem a presença de animais nos condomínios. Por isso, o que acontece é que a inclusão de regras claras e específicas para esses casos no regimento interno, discutidas e aprovadas em assembleia.

Estas são somente algumas informações que às vezes se perdem na falta de comunicação entre gestão e moradores. Por isso, sempre que tiver dúvidas, procure o seu síndico e esclareça o que é mito e o que é verdade sobre a vida no condomínio.

Gostou do conteúdo? Então, você vai gostar de saber mais sobre as responsabilidades do síndico.

Compartilhar:

gestão de documentos

Gestão de documentos do condomínio

Gerenciar um condomínio além de ser uma grande responsabilidade exige muita organização por parte do síndico, especialmente quando o assunto é a gestão de documentos

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 98101-2138

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS