Espaços compartilhados em condomínios

Espaços compartilhados em condomínios: entenda essa nova tendência

Novos empreendimentos imobiliários estão cada vez mais empenhados em proporcionar experiências diferenciadas aos moradores. Uma das formas de fazer isso e que virou uma tendência do mercado são os espaços compartilhados em condomínios, onde diversos ambientes oferecem mais praticidade e integração. Saiba mais sobre essa novidade e suas vantagens!

O conceito de espaços residenciais compartilhados

O objetivo principal desse tipo de ambiente é oferecer mais facilidade no acesso a alguns serviços. Imagine usufruir de academia, lavanderia e espaço de coworking sem ter que enfrentar o trânsito e sem fazer grandes deslocamentos? Pois é, é isso que os espaços compartilhados propõem.

Para além da comodidade, também há a criação de uma economia colaborativa, uma maior integração entre os moradores e possibilidades de interação entre as pessoas, resultando em maior bem-estar e qualidade de vida na propriedade.

Principais tendências

A ideia é oferecer um ambiente funcional, bem equipado, seja para trabalhar, cuidar dos pets, lavar roupas ou malhar. Conheça alguns deles:

  • Espaço fitness;
  • Espaço gourmet;
  • Lavanderia compartilhada;
  • Horta compartilhada;
  • Espaço de coworking;
  • Transporte compartilhado;
  • Área social.

O que muda para o síndico?

O síndico já está acostumado a lidar com o gerenciamento das áreas comuns, como piscina e salão de festa, com esses novos espaços não são tão diferentes.

Uma questão importante é que alguns deles podem ser serviços oferecidos por uma empresa (lavanderia ou transporte, por exemplo), em casos assim o gestor deve se atentar a como isso pode impactar nas contas do condomínio, na taxa condominial e na qualidade do serviço.

Fora isso, deve-se criar regras para o uso desses locais (devidamente registradas no regimento interno e aprovadas em assembleia), informar aos moradores sobre horários de funcionamento entre outros assuntos e, por fim, garantir que haja mecanismos e processos para que todos tenham acesso a esses locais de forma organizada.

E então, o que achou? Você acredita que os espaços compartilhados em condomínios é algo que funcionaria onde você mora?

Aproveite e leia sobre a importância da área de lazer infantil.

Compartilhar:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 99708-0008

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS