Você acredita que a primeira impressão é a que fica? Então, imagine se mudar para um condomínio e simplesmente não ser recebido ou orientado por ninguém sobre a rotina do lugar, entre outras informações que acredita serem relevantes. Que impressão você acredita que teria? Por isso, dar boas-vindas a novos moradores é algo que pode parecer simples, mas faz toda a diferença, já que é o primeiro passo para que uma boa relação seja estabelecida. Confira algumas dicas de como fazer isso da maneira mais acolhedora.
Apresente-se pessoalmente
Quando alguém chega a um novo lugar é sempre bom ter outra pessoa que possa orientá-la e ambientá-la sobre aquela comunidade, as pessoas, sua rotina, etc. E é justamente esse o papel do síndico. A forma ideal de fazer isso é apresentando-se pessoal e levando o novo morador para conhecer o condomínio, como as áreas comuns, portaria e talvez alguns vizinhos.
Prepare um guia com as regras do condomínio
Além de mostrar os espaços físicos, um ponto bastante importante é instruir o morador acerca das regras do condomínio (convenção, regimento interno e normas de segurança). Então, elabore um material com estas informações relevantes de forma clara e didática para ser mais fácil o entendimento.
Informe sobre datas e eventos importantes
Todo condomínio com uma boa organização tem um calendário predeterminado de eventos como assembleias, confraternizações, manutenções preventivas, entre outros, então disponibilize essas informações para o novo morador.
Prepare um kit de boas-vindas
Se você tiver a sorte que o seu condomínio tenha uma verba um pouco maior, fazer um kit de boas-vindas sempre é uma boa ideia. Nele, além de conter uma lembrança para o morador, também pode colocar alguns itens já citados como o regimento interno, convenção condominial e calendário de datas importantes. Outras coisas que podem fazer parte do kit são uma carta de apresentação e uma lista com dados de contato do administrativo e também dos funcionários.
Promover uma boa convivência no condomínio é uma das tarefas mais difíceis de qualquer síndico. Por isso, criar um clima acolhedor desde o início faz toda diferença. Gostou das nossas dicas de boas-vindas a novos moradores? Então, você também vai querer saber mais sobre como promover a interação entre condôminos.