Contratação própria ou terceirização

Contratação própria ou terceirização: o que é melhor para o seu condomínio?

Todo condomínio precisa de um quadro de funcionários que executam diversas tarefas cotidianas como recepção, segurança, limpeza e zeladoria. É uma questão que permeia a vida do síndico é: contratação própria ou terceirização? Ambas trazem vantagens, mas é preciso avaliar todos os pontos. Se você quer saber mais sobre o tema e como escolher, confira o nosso post!

Gerenciamento de funcionários

É uma das atribuições mais importantes do síndico, pois afeta toda a rotina e o bom funcionamento do lugar. Por isso, é preciso que o gestor esteja atento aos seguintes pontos:

  • Conhecimento das leis: isso garante que os funcionários estejam trabalhando de maneira legal, diminuindo riscos de prejuízos futuros por alguma ação judicial.
  • Supervisão: manter a atenção constante no trabalho executado garante que a rotina e as regras sejam cumpridas corretamente.
  • Reuniões periódicas: são importantes para avaliar o trabalho, reorganizar a equipe, ouvir sugestões, entender as dificuldades atuais e discutir diversos assuntos pertinentes.
  • Salários em dia: nada pode ser um incômodo maior que atraso de pagamentos. Honrar suas obrigações além de manter os funcionários satisfeitos, evita problemas com a justiça do trabalho.
  • Boa comunicação: o síndico deve se mostrar aberto ao diálogo com os colaboradores e disposto a receber críticas e sugestões.

De forma resumida, o síndico deve desenvolver estratégias para aprimorar o trabalho realizado no condomínio e dentro delas está o tipo de contratação.

Terceirização

Geralmente é adotado por condomínios que precisam reduzir gastos. A terceirização funciona da seguinte forma: o condomínio contrata uma empresa e esta com seus funcionários realizam o serviço no local, a contratada é responsável pela escolha de colaboradores, treinamento, montar escalas, pagar salários e direitos.

Vantagens

  • Funcionários treinados
  • Reposição em caso de falta, férias ou demissão
  • Pagamentos de direitos trabalhistas
  • Menos trabalho para o síndico e administradora

Contratação própria

A contratação direta também pode ser uma boa opção, apesar de ser um processo mais complexo, ele traz diversas vantagens.

Neste modelo o síndico ou administradora é a responsável por todo o processo de captação, seleção, treinamento e gestão dos colaboradores, além de folha de pagamento, direitos trabalhistas, etc., ou seja, é essencial que o síndico tenha conhecimentos em recursos humanos e finanças.

Vantagens

  • Maior vínculo com as atividades da empresa
  • Mais segurança em contratações
  • Monitoramento direto dos funcionários
  • Maior precisão à gestão dos processos internos

É importante frisar não haver um melhor ou pior. Quem está em dúvida entre a contratação própria ou terceirização deve avaliar as características, necessidades e exigências do condomínio em comparativo com os prós de cada modelo.

E aí, gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro das novidades do blog? Então siga a gente no Instagram.

Compartilhar:

gestão de documentos

Gestão de documentos do condomínio

Gerenciar um condomínio além de ser uma grande responsabilidade exige muita organização por parte do síndico, especialmente quando o assunto é a gestão de documentos

NEWSLETTER

Cadastre-se agora mesmo e receba nossos conteútos exclusivos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Preencha o formulário abaixo para solicitar seu orçamento ou mais informações.

INSTITUCIONAL

Severino
Aplicativo para Condomínios

CNPJ: 23.704.134/0001-99

Endereço:
R. Leonardo Mota, 2117
Aldeota – Fortaleza – Ceará
CEP: 60170-041

Telefone:
+55 (85) 98101-2138

E-mail: contato@severinoapp.com

ONDE ESTAMOS