A piscina é um dos maiores atrativos de qualquer condomínio e durante o período de férias os cuidados devem ser redobrados devido à alta procura, tanto com relação à manutenção como para a prevenção de acidentes. Por isso, trouxemos algumas medidas de segurança na piscina do condomínio que o síndico deve tomar para que todos possam curtir ótimos momentos, sem problemas.
Estabeleça regras de segurança na piscina
Deve constar na convenção e regimento interno do condomínio regras claras para o uso da área, informações como: idade mínima, agendamento, normas sobre convidados, proibição de ingestão de comida e bebidas alcoólicas na beira da piscina, assim como punições para quem não cumprir as normas estabelecidas, entre outros. Tudo isso deve ser discutido e aprovado em assembleia.
Tenha um ou dois funcionários (dependendo do movimento) responsáveis por vigiar o local. Estes devem ser devidamente treinados para orientar os usuários quanto às regras e comportamentos inseguros, e também precisam saber aplicar técnicas de primeiros socorros em caso de acidente (garanta também que haja uma caixa de primeiros socorros exclusiva para uso na piscina).
Tenha atenção a estrutura do local
O uso de materiais de boa qualidade, instalação de pisos antiderrapantes no interior e nas áreas do entorno, vistorias regulares com o suporte de empresas especializadas para a prevenção de acidentes com causa dos ralos da piscina com sucção, cercar e trancar a área ao redor impedindo o acesso à piscina em horários de não funcionamento.
Outro ponto é a sinalização. Isso vai assegurar a segurança dos moradores, bem como o cumprimento das normas de funcionamento.
Promova a manutenção preventiva
Na manutenção regular garante que a água esteja sempre limpa, minimizando os riscos de doenças de pele, como micoses, ou até infecções intestinais. Isso abarca não somente a limpeza da água, mas também a filtragem diária, controle do cloro e checagem do pH. Outros pontos que devem ser observados constantemente são a limpeza das bordas, estado do piso e iluminação.
A NBR 11238 e a NBR 10818 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orientam sobre a limpeza e a manutenção desse espaço.
Agora que você sabe como trabalhar a segurança na piscina do condomínio, entenda como otimizar a gestão das áreas comuns.