fbpx

O elevador é um dos itens de maior uso por todos os moradores. Ele faz parte do condomínio e não é privado, por isso é de responsabilidade do condomínio manter a limpeza e realizar as devidas manutenções para evitar transtornos. Em caso de acidente causado por ausência de manutenção o síndico pode ser responsabilizado e obrigado a pagar indenização.

Pode-se questionar porque é culpa do síndico se o elevador causou um acidente. Está nas atribuições do representante do condomínio zelar por todos os bens de uso comum do espaço e o elevador está entre eles. É o síndico quem contrata e coloca na lista de serviço dos funcionários a limpeza e deve periodicamente acertar a manutenção para manter o transporte em bom estado.

Limpeza do elevador deve ser constante

Como é de uso diário o elevador deve ser limpo diariamente também. Pode ser uma vez por dia mas depende da quantidade de moradores e fluxo de visitas. Em alguns locais é preciso uma limpeza por turno ou até mais, depende da necessidade. Não é preciso uma higienização completa em todos os turnos, apenas manutenção com vassoura e alguns produtos de limpeza. E quando houver acidentes o ideal é limpar como vômitos e líquidos derramados de imediato e manter a rotina do morador avisar.

O horário de limpeza também deve ser organizado. Não se pode parar um elevador em horário de pico, então deve-se fazer antes ou após as 9 da manhã, sempre depois das 13 horas e após as 20 horas. A transição entre os turnos são de maior circulação de pessoas, seja de crianças indo ou voltando da escola, moradores indo trabalhar ou retornando e alunos voltando de faculdade.

Nem todos os itens devem ser limpos todos os dias mas deve haver um intervalo. Espelhos e vidros podem receber limpeza a cada dois dias, assim como portas. O piso deve ficar sempre limpo. Deve-se evitar o uso de desinfetantes com aroma forte porque não agrada a todos os moradores, alguns podem ter alergia também.

Como o síndico pode organizar a manutenção de elevadores?

Manutenção de elevador costuma ser semestral ou anual para verificar se todas as peças estruturais estão em boas condições para manter um funcionamento seguro. Uma empresa de responsabilidade, devidamente registrada deve ser contratada para o serviço e sempre deve-se pedir nota fiscal para prestar contas aos moradores. O síndico deve buscar informações sobre a empresa, número de reclamações e até acidentes de clientes em seus cuidados.

E como o elevador é um item de segurança importante avalie mais de uma empresa e solicite muitos orçamentos. O preço não deve ser o fator determinante para a contratação. Claro, quanto mais barato melhor mas a qualidade do serviço e atendimento são extremamente importantes. Muitas boas empresas são caras mas se são boas, merecem uma olha com mais atenção.

Elevadores em garantia ainda precisam de manutenção – Atenção especial com elevadores em período de garantia. Sendo novo, é preciso ler as regras do contrato de compra para saber quais peças estão na garantia e por quais o fabricante se responsabiliza de troca. Em todo o caso um elevador em garantia não elimina a manutenção constante do serviço agendada periodicamente. Pode ser chamada a própria fabricante ou outra, mas deve ser feita uma manutenção.

Vantagens para quem tem o Severino app!

Ocorrências do condomínio. Com o Severino o morador pode registrar ocorrências e enviar direto para a administração. Sempre que o problema for resolvido o morador recebe um aviso no celular.

Leve já o aplicativo Severino para o seu condomínio. Fale conosco!