Nos últimos anos o Brasil enfrenta uma sequência de altas no valor da tarifa de energia elétrica, o que tem impactado, substancialmente, o orçamento dos condomínios. E sendo este um dos maiores gastos que o síndico deve lidar e buscar por alternativas que diminuam os gastos é sempre importante. Uma dessas alternativas que vem ganhando espaço é a energia solar em condomínios. Mas, será que vale a pena? É o que veremos neste artigo.
O que é energia solar fotovoltaica?
Resumidamente a energia solar fotovoltaica é a geração de eletricidade a partir de placas fotovoltaicas, geralmente instaladas nos telhados, cuja função é captar a energia solar e convertê-la em elétrica.
Um sistema fotovoltaico conta com outros equipamentos além das placas, como o inversor, por exemplo. Já a quantidade de placas/módulos é definida a partir da necessidade de consumo do condomínio.
Como funciona?
Após instalado o sistema fotovoltaico, ele é conectado à rede elétrica de um relógio de luz central do condomínio. O que é gerado pode suprir o consumo das áreas comuns assim como de cada unidade individual. Reduzindo drasticamente o gasto com energia.
Fazenda Solar: outra alternativa
Um novo modelo de negócio vem surgindo e também pode ser muito interessante para aqueles síndicos que não tem como investir na instalação dos equipamentos: a fazenda solar.
Estas são grandes áreas com placas fotovoltaicas que captam a luz solar e a convertem em energia elétrica, distribuindo para diferentes residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo condomínios.
Quais as vantagens de investir em energia solar?
Este tipo de investimento é positivo em diversos aspectos:
- geração de energia limpa e renovável;
- maior previsibilidade dos gastos do condomínio;
- proteção contra as oscilações de valor das taxas de energia;
- prevenção contra apagões.
Lembrando que qualquer obra (caso o síndico opte pela instalação do sistema no próprio condomínio) ou serviço deve ser aprovada em assembleia.
A demanda pela energia solar em condomínios vem crescendo e se mostrando uma ótima opção na hora de reduzir ou controlar melhor os custos com energia elétrica. Você acredita que isso pode ser bom para o lugar onde você mora?
Gostou do conteúdo? Então, clica aqui e entenda o que é um condomínio inteligente.